segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Exposição aborda cenários mineiros no Colégio Loyola

(Texto por Enrico Bruno e Guilherme Amâncio)

Quem visitou o Colégio Loyola nesta primeira semana de novembro pôde conferir a mostra “Os Caminhos de Minas”, que destacou o jeitinho mineiro e as principais características culturais da terra do pão de queijo. A exposição que apresentou obras de artistas consagrados como Yara Tupinambá, Carlos Bracher e Inimá de Paula, teve espaço aberto ao público em diferentes intervalos até o último dia 6.

As mais de 30 peças expostas faziam parte de uma coleção individual de um pai de um aluno da instituição. As obras surpreenderam os visitantes pela proximidade com os aspectos mineiros, onde se destacavam cenários inspiradores dos mais diversos possíveis. As paisagens rurais, onde crianças brincam nas ruas, além dos trabalhadores nos cafezais se confundiam com as pequenas cidades, com Ouro Preto e sua arte barroca, tentando se esquivar das grandiosas montanhas ao redor.

A exuberância da capital também é sentida na singularidade do Parque Municipal, na simplicidade das pequenas praças, ou nos pequenos detalhes de um vaso de flor, na janela diante de um ceu azul e estrelado de Belo Horizonte.O toque natural, o material rudimentar e a espontaneidade dos artistas, concentrado às várias matizes e cores, formaram ali, uma identidade mágica, típica das alterosas.

A aluna Jéssica Drummond, do 9º ano do Ensino Fundamental, esteve presente à exposição junto ao seu pai, Ernando Drummond, e destacou seu encanto pelas obras. “É muito legal o colégio montar essa exposição para a gente, ficou tudo muito bonito.”, afirmou Jéssica, que visitou a mostra na manhã do penúltimo dia de exposição. Já Ernando, elogiou a iniciativa para este tipo de atividade no colégio. “A ideia de expor as obras é muito importante, principalmente para os mais jovens, para que possam conhecer um pouco mais da cultura de onde vivem”, relatou o empresário.

O aluno Luan Bordellano, do 2º ano do Ensino Médio, demonstrou não se interessar muito por obras de arte, mas se rendeu aos encantos da exposição. “Sinceramente não gosto muito dessas coisas, mas há muitos quadros bem legais, interessantes aqui”, ressaltou Luan.

A exposição Os Caminhos de Minas foi exibida no Passo das Artes do Colégio Loyola, na bairro Cidade Jardim, durante os dias 22 de outubro e 6 de novembro. A escola contou também, com exposições de alunos dos 4º e 8º Anos do Ensino Fundamental em outras dependências do colégio. A maior atração ficou por conta da visita da artista plástica Yara Tupiambá, que fez um bate-papo com os alunos e apresentou suas obras. A artista, inclusive, concedeu uma entrevista (assista aqui) aos organizadores, avaliando as atividades realizadas e importância da exposição para os alunos.

Veja logo abaixo algumas fotos da exposição:









Nenhum comentário:

Postar um comentário