segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Comparação entre Thunderbird e o Google Reader

Acompanhei durante a sexta-feira, 22 de outubro, e segunda, 24, o portal do campeonato alemão de futebol (www.bundesliga.de) com o leitor de RSS Thunderbird e o Google Reader. Dentre as características que mais me chamaram a atenção, destacam-se a necessidade ou não do uso de um programa previamente instalado no computador ou apenas de um registro no site para fazer o login.

Em relação ao Google Reader, achei mais vantajoso, já que não precisa ter um leitor instalado na máquina. Basta logar com uma conta google e ter verificar as atualizações dos sites desejados. Outras vantagens estão na possibilidade de compartilhamento com outros usuários e, por se tratar de um programa do google, este lhe sugere outros tipos de portais que talvez tenhamos interesse em seguir. Em contrapartida, encontrei algumas dificuldades em eliminar os posts antigos, ficando, portanto, confuso quanto às notícias lidas. O fator de ser um programa usado somente na internet também pode deixar todo o processo de conexão, registro e login mais cansativo.

O outro leitor de RSS usado (Thunderbird) possui a vantagem de não precisar realizar o mesmo processo ao acessar, como o Google Reader, dito anteriormente. Contudo, a técnica de fazer o download de um software nem sempre é possível, já que, muitos leitores ainda encontram resistências, sendo incompatíveis com alguns tipos de computador.

Penso que a principal utilidade dos leitores RSS seja o dinamismo que possibilitam. O fato das notícias chegarem já atualizadas ao usuário reduz as constantes rotatividades que o ele é obrigado a fazer para buscar notícias de seu interesse, além de poupar tempo navegando por novas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário